Humberto Martins sai de cena em verão 90

Humberto Martins (Foto: Cesar Alves/Globo)





O ator Humberto Martins, que interpreta o personagem Herculano na novela Verão 90, da Rede Globo no horário das 19h30, tem sua última cena nesta sexta-feira, dia 31. O ator, que já publicou que está com uma doença temporária, sem revelar qual, vai sair do elenco no capítulo de hoje. Seu personagem, um diretor de cinema e televisão com vários fracassos na vida profissional, financeira e amorosa, vai para Los Angeles, tentar a vida como roteirista. Teria sido incentivado pela astróloga e vidente Madá (vivida por Fabiana Karla) que viu Herculano em uma vitoriosa carreira como autor de um filme sobre o naufrágio do navio Titanic.

Humberto Martins, segundo fontes que acompanham os bastidores das gravações da novela, estaria insatisfeito com seu personagem. No entanto, a novela Verão Noventa, ambientada nos anos 1990 do século 20 tem tido bons resultados de audiência. 

A novela é ambientada na era pós-Fernando Collor, com todas as lembranças que que marcaram época. Facas ghinzu, a novidade do jet-ski, o gel para cabelos, as polainas, a aeróbica, o celular, o walk-man e o fax estão presentes e evidenciados em várias cenas do folhetim eletrônico.

Apesar de sua vontade de sair um pouco do ritmo das gravações, Humberto Martins faz em Verão 90 talvez o seu melhor personagem. É o Brasil. Ator de filmes pornôs da época da extinta Embrafilme, Herculano tem seu dinheiro poupado confiscado pelo plano Collor, vê a estatal de filmes ser extinta, tem problemas no casamento e não consegue emplacar um filme, segundo ele, autoral, diferente do circuito comercial.

Nas idas e vindas do enredo da novela, Herculano começa a se dar bem dirigindo um talk-show para a emissora Pop TV, uma representação artística da MTV, canal que marcou época nos anos 1990 em divulgar a cena musical brasileira de forma divertida. 

Ator profícuo, dono de um queixo marcante com furinho no meio, sempre encarnou papeis de macho alfa ou protagonista forte no enredo. Foi o Comandante Camacho em Kubanacán (2003), o Feitor Bruno em Sinhá Moça (2006) e o empresário Camilo Cadore em Caminho das Índias (2009). Tem ainda em seu rol de personagens o denso e difícil Nacib Saad em Gabriela (2012). Nacib Saad é o turco no maravilhoso romance homônimo de Jorge Amado, emabientado na Ilhéus do início do século 20.

É uma pena. Vai ficar um vazio para os fãs de Humberto Martins. O público de todos os gêneros o vê como uma figuraça. Alguns até o comparam como o Harrison Ford, o mítico ator de Indiana Jones. 

Humberto Martins é um cara caseiro, que prefere a discrição sempre que pode e evita sair em lugares públicos, como restaurantes e shoppings. Para ele, a mega-exposição que as plataformas de mídias sociais oferecem, desmitificam o personagem e tiram o sonho do telespectador. 

O ator está com 58 anos de idade e nasceu em Nova Iguaçu, no interior do Rio de Janeiro. Tem mais de 30 anos de carreira televisiva


Comentários