Canoas está no rumo certo. Apesar da oposição


Busato à frente de apoiadores durante prestação de contas dos três anos de gestão


A gestão de Luiz Carlos Busato e Gisele Uequed em Canoas tem recolocado a cidade nos trilhos. A oposição - que está alinhada com o prefeito que governou de 2009 a 2016 - não se conforma com os números bons na segurança pública e na reorganização administrativa. No entanto, a atual administração está conseguindo dar um novo rumo à cidade, especialmente na consolidação de um ambiente mais amigável e propício para os negócios e para a geração de emprego e renda.



Há vários aspectos positivos na administração de Luiz Carlos Busato e Gisele Uequed na prefeitura de Canoas. Apesar da sistemática estratégia da oposição de ficar buzinando que a saúde é isso, é aquilo, a administração da terceira maior cidade gaúcha segue adiante. Aliás, a oposição que bate hoje é a mesma que administrou o município entre 2009 e 2016. Foram oito anos fazendo as mais populistas ações pagas com dinheiro do contribuinte. Algumas ações foram verdadeiras estripulias com o erário, como “abraçar” o atendimento público de saúde para mais de 150 municípios. Ou mesmo comprar um sistema de detecção de tiros. Um trambolho de tecnologia enviesada que consumiu mais de R$ 4 milhões do seu bolso, morador de Canoas.

Os aspectos positivos da gestão do prefeito Busato estão mesmo em explicitar tudo o que foi feito na administração anterior, liderada pelo jornalista Jairo Jorge, figura política formada e consolidada no Partido dos Trabalhadores, de onde saiu no final de 2015. Contratos meia-boca, com prazos e objetos não muito claros, gastos (muito grandes) com eventos de efetividade duvidosa, além de uma hipertrofia da máquina pública, são alguns aspectos que vieram à tona com a gestão do petebista Busato.

Apesar de coisas que são intangíveis, como draconiano contrato com uma gestora privada de saúde pública, a atual gestão mostra que foi diferente em aspectos muito práticos. Como a compra de viaturas, coletes, armas, rádios e câmeras de monitoramento para a segurança pública em Canoas.
No entanto, há três pontos da administração de Busato que são importantes para a discussão, especialmente agora, faltando menos de dez meses para a eleição municipal.

O primeiro deles é o esforço fora do comum da prefeitura na busca da diminuição dos índices de criminalidade nos limites territoriais da cidade. A busca pela melhoria dos equipamentos da Guarda Municipal e da Brigada Militar, a melhoria da rede de fibra ótica interligando câmeras de segurança, compra de novos veículos para o setor e uma política de integração entre as diversas áreas que fazem segurança pública, são políticas de governo. E estão dando resultados muito interessantes.

Crimes violentos, como latrocínio, roubo de veículos, roubos a pedestres e tentativas de homicídio têm diminuído consideravelmente.

Em outra seara, Busato deixou para a vice Gisele uma revolução silenciosa. A prefeitura está sabendo identificar , de maneira muito sofisticada, que é preciso inserir a gurizada de 8, 9, 10, 14 anos no mundo digital. De forma organizada, não apenas vendo redes sociais e mandando e recebendo whatsapp. A administração busca junto ao Google plataformas e sistemas de atuação para educar os jovens e adultos que estão hoje “analfabetos” digitais. E a parte revolucionária esta iniciativa é que ela está transversalizada. O discurso e a prática estão em diversas secretarias municipais. Os resultados práticos virão em poucos anos.

Para concluir, em terceiro lugar estão todos os esforços para tornar a cidade de Canoas um ambiente mais propício para os negócios, a criação de renda e de oportunidades de empregos. Em outubro, a Câmara aprovou a Lei da Liberdade Econômica. É um marco legal municipal em consonância com a legislação nacional proposta pelo Presidente Jair Bolsonaro para desburocratizar a abertura de novas empresas e também tornar mais fácil o crescimento de quem já está no mercado. Uma visão de longo prazo, combinada com redução da burocracia, diminuição dos impostos municipais e o esforço para qualificar os jovens para os empregos da era digital. Sem falar da árdua tarefa para descomplicar as famigeradas licenças ambientais, que estão saindo com mais rapidez e a um custo bem mais baixo e parcelado em cinco anos para o empreendedor.

São ações muito importantes da atual administração da cidade de Canoas que passam desapercebidas. Mas são fundamentais para organizar e estruturar o município para os desafios de um mundo cada vez mais digital e conectado.

Comentários