Sorte aliada ao trabalho: Canoas se antecipa à pandemia com educação à distância

Luiz Carlos Busato durante lançamento do programa Google em 2019 em Canoas (Foto: Ascom/PMC)


Bons políticos contam com uma boa dose de sorte em suas trajetórias. E a sorte, como já se disse em várias ocasiões, está do lado dos que trabalham, se antecipam e treinam. O prefeito de Canoas, a terceira maior cidade do Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Busato (PTB), iniciou em 2019 uma parceria com a Google para a implantação do programa Google for Education. É um produto da Google que oferece diferentes plataformas de interação entre alunos e professores, alunos entre alunos e professores entre professores. O sistema é muito bom, sendo utilizado em diferentes países por vários tipos de escolas para crianças e adolescentes. 
Pois o Google for Educational chegou a Canoas ainda em 2019, quando ninguém - no mundo - poderia imaginar uma pandemia que paralisasse tudo e deixasse todos em casa por quase dois meses.  



O Google for Education foi uma grande iniciativa de Luiz Carlos Busato para melhorar a educação na cidade de quase 400 mil habitantes. Era para ser um adicional para o ensino da rede pública municipal. Mas, jamais se imaginava que uma pandemia que prendesse todos em casa fosse tornar-se realidade. O Google for Education tornou-se fundamental. 

No entanto, na primeira semana de março de 2020 a pandemia tornou-se realidade e as escolas fecharam. Em todo o mundo. Pouquíssimas escolas - de todos os níveis em todos os lugares - estavam preparadas para, de uma hora para outra, estabelecer, na prática, um projeto de educação à distância.

Várias escolas e universidades já tinham seus programas, mas, absolutamente nenhuma rede de ensino tinha implantado - para todos os alunos - uma rotina de educação à distância em poucos dias. A sorte estava ao lado de Busato, da sua vice-prefeita Gisele Uequed e da secretária de Educação Neka Freitas, as duas maiores incentivadoras da parceria com o Google. 

Com o sistema implantado na maioria das escolas municipais de forma efetiva, a pandemia foi a ignição para dar a partida em um bem estruturado sistema de informática na educação. Hoje, passados quase dois meses de crianças em casa, o Google foi Education está sendo uma ferramente eficiente para a educação e a inserção digital de mais de 30 mil alunos da rede municipal de ensino.

Em 2019, quando Busato, Gisele e Neka estavam estruturando o Google for Education em Canoas, ninguém imaginava que o sistema seria fundamental para os dias de pandemia. Graças à iniciativa de fazer parceria com o Google, hoje Canoas e sua rede municipal de ensino está conectada, sintonizada e atualizada com as novas tecnologias de informática. E as crianças estão tendo acesso ao que é mais inovador em ensino remoto. 


Comentários