Concorrência fez trajes espaciais ficarem mais confortáveis e limpos

Bob Behnken e Doug Hurley vestindo os trajes SpaceX no histórico voo de 29 de maio


Há mais de dez anos, os Estados Unidos dependem da agência espacial russa, a Roscosmmos, para lançar astronautas no espaço, especialmente até a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Com o abandono do programa dos ônibus espaciais, os norte-americanos da Nasa ficaram à mercê dos lançamentos a bordo das naves russas Soyuz. A cápsula russa ainda é uma herança da era soviética, um projeto de mais de quarenta anos que vem sendo minimamente atualizado. Além da nave, o traje espacial também teve poucas modificações. Batizado de Sokol, o traje espacial russo serviu de base para o traje dos astronautas chineses. Cheio de válvulas aparentes, regulagens a rosca e mangueiras expostas, o traje é um símbolo da coisa que não acompanha as tendências da moda e da evolução tecnológica. 



Capacete do traje da SpaceX foi construído em uma impressora 3D


Com o lançamento histórico de dois astronautas americanos no dia 29 de maio, onde, pela primeira vez uma empresa privada projetou e construiu os aparatos para o lançamento de humanos no espaço, o mundo ficou surpreso com os novos trajes espaciais. A empresa SpaceX, do empresário Elon Musk, com menos de 18 anos de fundação já fez muitos progressos espaciais. Já lançou satélites, fez foguetes que sobem até o espaço e voltam para serem reutilizados e até lanço um carro no espaço. Sim, um carro elétrico da empresa automobilística Tesla,também uma criação de Musk. O traje, "spacesuit", da SpaceX é dinâmico, bonito, de linhas  limpas e sem tantos penduricos. 


O astronauta brasileiro Marcos Pontes usou o traje Sokol durante voo à Estação Espacial em 2006

O traje Sokol russo foi usado pelo astronauta brasileiro Marcos Pontes, que foi ao espaço em 2006. O atual ministro da Ciência e Tecnologia começou seu treinamento para a ida ao espaço na Nasa. Até então, Pontes iria à ISS a bordo de um ônibus espacial norte-americano. Com a mudança na política brasileira no início dos anos 2000, Pontes precisou mudar seu treinamento. Ele foi ao espaço a bordo de uma cápsula russa Soyuz. Como tripulante da Soyuz, o brasileiro usou o traje espacial russo. 





O traje da SpaceX, segundo o próprio Elon Musk, teve quase quatro anos desde sua concepção e confecção. Com cerca de 40 quilos, ele é menos da metade do MACES, o traje usado anteriormente pela Nasa, com projeto de mais de trinta anos atrás. A leveza, a beleza e a funcionalidade do traje espacial da SpaceX é fruto da concorrência entre empresas privadas e tem muito da nova economia e da busca de soluções a partir de laboratórios de criação ao estilo Google. Musk concorreu diretamente com a Boeing, que também tem um projeto de nave privada e, como parte integrante, uma concepção de spacesuit.


Astronauta Liu Yang vestindo a versão chinesa do traje Sokol


A criação dos novos trajes espaciais ficou a cargo do figurinista Jose Fernandez, que já assinou os figurinos dos filmes Batman vs. Superman, The Avengers, 4 Fantásticos e XMen II. Os trajes são plug-and-play. Basta o astronauta sentar na poltrona que  os sistemas da roupa já se integram aos comandos da nave. 
Proposta de traje da Boeing



Abaixo, um video feito pelos astronautas Bob Behnken e Doug Hurley dão uma volta pela cápsula Crew Dragon, já acoplada na ISS. 


Comentários

Postar um comentário