Para aprender o que é nazismo e fascismo e parar com a besteira de ficar chamando os outros disso ou daquilo



Os políticos de esquerda perderam as eleições presidenciais no Brasil em 2018. Perderam para um político com trinta anos de atuação parlamentar ininterrupta, sendo vereador e deputado federal. Jair Bolsonaro, ex-capitão do Exército, venceu as eleições e terminou um ciclo de 35 anos de governos de centro-esquerda e esquerda no Brasil, iniciado em 1985 com a posse de José Sarney na Presidência da República.

Desde 2018, então, os perdedores das eleições mais importantes do país passaram a chamar os vencedores de “fascistas”. Todos os apoiadores do Presidente Jair Bolsonaro, para o pessoal da esquerda, são fascistas. Muitos chamam os apoiadores de Bolsonaro de fascistas sem ter a mínima, mas a mínima mesmo, noção do que a palavra fascista signifique.

Nazismo, então, nem se fala. Eles também chamam o Presidente Bolsonaro de nazista.

Mal sabem o que é nazismo ou nacional-socialismo. Ou ainda, o que significou o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores alemães.

Pois bem. Nesses tempos loucos de hoje, o blog aqui sugere o livro “O Homem do Castelo Alto”, de Philip Dick, escrito em 1962. No livro, simplesmente fantástico, não houve a Segunda Guerra Mundial. Os Estados Unidos foram derrotados antes disso, anda em 1933. O país do Mickey Mouse fora dividido a oeste para os japoneses e a leste sob comando dos nazistas alemães.



O mundo ficou dividido entre os alemães e os japoneses. Os alemães continuariam a perseguir judeus, ciganos e eslavos, ao passo que japoneses estariam a subjugar negros, chineses, aborígenes e malaios.

Um show de literatura distópica, onde a ficção científica se mistura com o protagonismo de ditadores vilões.

A literatura distópica tem entre seus principais autores o próprio Dick, Aldous Huxley, George Orwell, Ray Bradbury, Evgeny Zamiatin, Frank Herbert e Michel Houellebeck.

A ótima história do filme também está em série na Amazon Prime, relançada em final de 2019. Grandes autores e fotografia de primeira retratam os Estados Unidos sob o governo e a estética nazistas. Interessantíssimo.

E didático. Especialmente para quem fica chamando os outros de fascista e nazista sem saber o que está dizendo.

X X X



Philip K. Dick foi um grande escritor. Além de “O Homem do Castelo Alto”, também escreveu “Minority Report” e “Blade Runner”, que viraram sucessos no cinema. “Blade Runner – o Caçador de Andróides”, tinha como título original “Andróides Sonham com Carneiros Elétricos?”.

Grande cara foi esse Philip K. Dick. Confira aqui um perfil feito pela Veja

(Miguelito Medeiros)


Comentários

  1. Bem interessante Miguelito, vou pesquisar a respeito do filme para assistir. Acho que a generalização é perigosa.
    Conheço grandes figuras de esquerda e de direita até mesmo pelo trabalho que desenvolvo e que acaba me permitindo o contato.
    Vejo que nos dois lados podemos encontrar mentes brilhantes ainda que em lados diferentes.
    Da mesma forma tive experiências com figuras nem tão brilhantes assim, para não dizer medíocres. Pois bem, nesse contexto, já vi muita gente de esquerda ter sim absoluto conhecimento do Fascismo e do Nazismo e de direita também.
    O que te permites dizer que a esquerda vê fascismo em tudo abre o precedente que entendermos que sim, alguns da direita são fascistas e talvez até nazista sem terem a mínima noção de saberem que são.
    No final, o que defini, nem é a sabedoria e sim a atitude.
    O que é muito pior. Porque a ignorância não tem lado, ela simplesmente faz parte da humanidade.
    No nosso caso específico, no Brasil, sabemos bem como isso funciona. Enfim, talvez o que alguns julguem fascismo não o seja, mas certamente muitos fascistas aí estão!
    Abração!

    ResponderExcluir

Postar um comentário