Privatização dos serviços de água e esgoto vai baratear acesso dos mais pobres


Novo Marco Legal do Saneamento é vitória de Bolsonaro


O Senado brasileiro aprovou na última semana de junho o novo Marco Legal do Saneamento Básico. O texto, de iniciativa da Presidência da República, já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados e seguiu com poucas alterações para a aprovação dos senadores. Com a nova legislação, vai ser mais fácil levar água encanada e esgoto a mais de 100 milhões de brasileiros que até hoje não dispõem desses serviços. O texto aprovado pelos senadores vai permitir a privatização dos serviços de água e esgoto, tira a preferência de companhias estatais estaduais nas licitações e concorrências para o setor, além de obrigar a universalização dos serviços de água e esgoto no Brasil até o ano de 2033.

A aprovação do novo texto é uma vitória do Presidente Jair Bolsonaro e do seu Ministro da Economia, Paulo Guedes. É um alento para as contas públicas e uma esperança para quase a metade dos brasileiros que não dispõem de esgoto tratado. A estimativa, de acordo com diversas entidades que acompanham o setor de água e esgoto no Brasil, é que sejam necessários mais de R$ 450 bilhões nos próximos dez anos para novos serviços de água, de esgoto e para a atualização das redes atuais. Dinheiro que o governo não tem e que precisa vir de investidores privados.

Com a entrada, de forma legal e organizada da iniciativa privada nos serviços de tratamento de água e esgoto, a oferta vai se tornar mais barata e racional. Como aconteceu com a telefonia há mais de 20 anos no Brasil, o serviço vai se tornar universal e mais barato porque todos vão pagar o que podem pelo acesso. Como na telefonia, há, inclusive, a possibilidade do fornecimento pré-pago de água, com as famílias consumindo apenas aquilo que elas podem pagar no mês.

Por exemplo, poderão haver tarifas de R$ 10,00 mensais, que darão um número limitado de metros cúbicos de água por mês. Será o fim dos desperdícios, dos banhos demorados e das lavagens de calçada no final de semana. As pessoas vão consumir racionalmente, poupar o planeta e ter mais economia e saúde.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), cada USD 1,00 aplicado em saneamento e acesso à água potável encanada representa a retirada de USD 4,00 dos custos com saúde pública. Segundo a mesma OMS, no Brasil, a cada ano morrem 15 mil pessoas e 350 mil são hospitalizadas – em média por quatro dias – vítimas de problemas relacionados à contaminação por esgoto e água sem tratamento adequado.

O texto votado no Senado segue para sanção presidencial nos próximos dias. (Miguelito Medeiros) 


Comentários