Bolsonaro também erra ao propor mais impostos ao setor bancário

A proposta de reforma tributária apresentada pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta semana ao Congresso, pode ampliar mais ainda o custo de se fazer negócio e criar renda no Brasil. Pelo texto, os bancos e o setor financeiro em geral poderão ser tributados em até 45% de sua renda. O que vai tirar ainda mais a competitividade do setor, pois vai dificultar a vida de novas empresas na indústria financeira, além de encarecer a atividade econômica como um todo no Brasil. 

O setor de serviços, onde não é possível fazer a substituição tributária com a compensação do imposto já pago em fases anteriores da cadeia produtiva, pode ter que pagar muito mais dos que os atuais 4,5%.

O percentual, com a substituição de PIS e Cofins por um novo tributo, poderá chegar até 12%, dependendo do regime. Bolsonaro foi eleito com uma agenda liberal, com a sociedade esperando que a carga tributária de quase 34% geral que as pessoas pagam, fosse diminuída. No entanto, com a reforma que está sendo encaminhada ao Congresso Nacional, dificilmente esse percentual irá baixar. 

O grosso da sociedade brasileira espera que a carga de impostos seja diminuída. Que o governo do Presidente Jair Bolsonaro pense em uma proposta baseada na diminuição da despesa da União. E não no aumento da tunga que é feita ao bolso dos brasileiros. 

Comentários