Canoense elegeu o cara cuidador que promete crescimento econômico

 

Jairo Jorge

Canoas escolheu o prefeito que prometeu recuperação econômica e cuidado com as pessoas. A eleição municipal deu a vitória ao candidato Jairo Jorge (PSD) que já foi prefeito por dois mandatos entre 2009 e 2016. A população desalojou o PTB do atual prefeito Luiz Carlos Busato, que focou sua campanha em ataques ao oponente. Mesmo com números positivos na segurança e na educação, Busato não soube comunicar as melhorias apresentadas por seu governo.

A perda da prefeitura pelo PTB, além da diminuição das cadeiras do partido na Câmara Municipal, de cinco para três vereadores, mostra um desgaste sistêmico do partido do qual Busato é presidente estadual. Conhecido por ser um político que nunca perdeu nada desde que se elegeu vereador em 2004, Busato foi perdedor. Seu candidato em Porto Alegre, teve a candidatura cassada por um erro material na inscrição do candidato a vice. Erro infantil.

O desgaste sistêmico do PTB foi uma fadiga de narrativa. Causada, talvez na sua origem, quando Busato nomeia para ser seu Secretário de Comunicação o próprio filho. Cantor do estilo sertanejo universitário, Rodrigo Busato (que até então usava o nome artístico de Rodrigo Ferrari), iniciou o mandato como um dos principais secretários do município. Além de ser nepotismo, mesmo com acrobacias jurídicas que o garantiram na vaga, sua nomeação atrapalhou o fluxo de poder dentro da estrutura de governo. Era muito difícil um secretário de outra área criticar a comunicação. Soaria como uma crítica ao próprio prefeito.

A atuação de Busato como prefeito e como zelador da cidade foi relativamente boa. No entanto, acoplou iniciativas de gosto duvidoso, como a cobertura de uma cancha de laço, uma escultura esquisita na lateral de uma obra ao largo da linha do trem no centro da cidade, entre outras.

Busato não soube se comunicar com seus eleitores. Não tinha política de comunicação e não estabeleceu porta-vozes para retumbar seus feitos como prefeito. Nos últimos dias da campanha, ainda no primeiro turno, a bagunça da comunicação se tornou evidente. Seu secretário municipal de governo e presidente do PTB em Canoas foi para as redes sociais falar mal de Jairo Jorge. No segundo turno, até um bloquinho de carnaval improvisado, com dezenas de funcionários em cargos de comissão vestindo camisetas pretas, foi “pensado” pelo presidente do PTB canoense.

Um desastre.

Do outro lado, Jairo Jorge, o vencedor, sempre apostou na narrativa de retomada do crescimento, e no cuidado dos canoenses que mais precisam de ajuda. Jairo Jorge, jornalista, tarimbado na oratória e um ás na estratégia, nadou de braçada. Soube articular uma aliança grande, que ficou ainda maior no segundo turno. Conseguiu a proeza de trazer para seu lado o vereador reeleito com a maior votação desta eleição. Márcio Freitas (PDT), fez campanha para Busato no primeiro turno e cambou de lado para Jairo no segundo turno. Além de vereadores do MDB e outras lideranças importantes. Deixou Busato e seu presidente do PTB sem estratégia, sem rumo, mas com uma imponente máquina de campanha.

Potência não é nada sem controle, como já dizia o slogan da Pirelli.

A população apostou na figura do prefeito presente, cuidador e dono de um projeto de crescimento. Tal narrativa foi o suficiente para ganhar a eleição.

Além disso, Jairo Jorge conseguiu consolidar seu aggiornamentto, sua atualização política. De petista raiz, o prefeito eleito de Canoas havia passado pelo PDT e, por último, acertou com o partido de Gilberto Kassab, o PSD.

Jairo Jorge ganhou porque soube aproveitar sua imagem de prefeito cuidador de sua gente. Busato perdeu porque não soube se comunicar.

Comentários