Záchia na secretaria de mobilidade urbana de Porto Alegre. Um grande acerto do novo prefeito da capital dos gaúchos

 


Luiz Fernando Záchia, ex-deputado estadual, ex-secretário de estado de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais e ex-chefe da Casa Civil do Governo Estadual, foi o escolhido pelo prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB) para ser o secretário Municipal de Mobilidade Urbana.

Záchia é sujeito certo para uma das pastas mais espinhosas da administração de Porto Alegre. Espinhosa, difícil, ardida e complexa. Ainda mais que o assunto transporte público coletivo rodoviário tem tudo para dar muito pano para a manga nos próximos anos. Começando já no ano que vem.

O sistema de transporte coletivo de Porto Alegre tem um desafio à frente: manter-se sustentável num momento em que há uma diminuição constante de passageiros ano a ano. Com a pandemia de Covid-19, a situação só piorou. O trabalho remoto em casa, a busca pelo transporte individual, de bicicleta, moto ou carro para fugir do perigo do contágio, também contribuíram para os problemas para os diretores das empresas de ônibus.

Záchia é o cara talhado para o momento. Vai ser preciso muita conversa, encontros, diálogos, composições, para que o modelo atual de concessões de linhas de ônibus – falido – seja substituído por algo mais adequado aos novos tempos. Há uma série de alternativas para o transporte coletivo. Pensar seriamente na solução para o transporte de massa em Porto Alegre e Região Metropolitana passa pelas oportunidades dos aplicativos de aluguel de ônibus. Os chamados “Uber dos ônibus” podem fazer parte da paisagem urbana e reduzir o estresse no sistema.

Záchia é o cara do diálogo. Foi presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Em 2006 liderou um movimento chamado Pacto Pelo Rio Grande, que reuniu diversas lideranças políticas gaúchas, de todos os matizes, para debater e pensar no futuro do Estado para os próximos anos. Foi um momento histórico da política no Pampa.

E essa capacidade de diálogo que Záchia vai trazer para o ambiente do debate do transporte público em Porto Alegre. Ele sabe das coisas. Há mais de vinte anos estuda, busca informações e se envolve com assuntos que tratam da mobilidade urbana. É um cara que conhece trens e metrôs em diversas partes do mundo. Sabe da necessidade de tirar um pouco de pneus das vias urbanas. É preciso cavar túneis para trens, metrôs e veículos leves sobre trilhos. Sem isso, insistir apenas em ônibus vai ser um erro. É empurrar o problema com a barriga.

Grande Záchia. Porto Alegre precisa da tua capacidade de diálogo e do teu conhecimento sobre o transporte público. (Miguelito Medeiros)

Comentários