Dólar ainda vai durar muito como moeda de reserva do mundo


O dólar e o renmimbi (Imagem: Shuterstock/Estadão)


Mais ou menos desde 2010, vários autores de finanças em diversas partes do mundo vêm falando e escrevendo sobre o fim do dólar norte-americano como reserva de valor global. Com diferentes nuances, há uma similaridade no discurso e um ponto em comum: o dólar vai ser substituído pelo yuan chinês. Será mesmo? Neste pequeno texto, trago algumas reflexões sobre o papel das duas moedas no cenário economômico atual.

Por mais que digam que Renmimbi (nome oficial da moeda chinesa) vai ocupar o lugar do dólar, as evidências apontam para o contrário. O dólar vai continuar sendo a moeda de reserva do mundo por muito tempo. 

Politicamente, os Estados Unidos ainda são o país mais influente do mundo. Moda, cinema, música, tecnologia, governança, gastronomia, indústria automobilística... tudo é ditado pelas empresas norte-americanas. Duvida? 

Faça o pequeno teste abaixo (sem consultar o... Google):

Liste cinco atores ou atrizes norte-americanos:

Liste cinco marcas de carros norte-americanos:

Liste cinco cantores ou cantoras norte-americanos:

Agora, liste cinco chineses ou chinesas de cada categoria acima.

É difícil, não é mesmo?

Como o uso de uma moeda depende da sua aceitação, sua fidúcia e sua credibilidade, o dólar continuará na mente das pessoas ao redor do mundo por muito tempo. Ok. Cantores, carros e atrizes não são o suficiente para dar sustentação e confiabilidade a uma moeda. 

Vamos para o uso. O dólar ainda é a moeda mais usada entre as nações. O papel da moeda dos Estados Unidos no cenário economômico global é muito grande. É ele, o dólar, que está mais presente nas cestas de moedas que os países usam como reserva de valor. 

Vamos ao tamanho da importância do dólar nas reservas monetárias dos países. A moeda norte-americana está em primeiríssimo lugar como reserva de valor. Cerca de 58% de toda a poupança dos países. Depois vem o euro, com 20%. O iene japonês, que é bastante forte e estável, configura apenas 5,4% das reservas. A libra esterlina, que 


até 1930 era a moeda de reserva do mundo, está entre 4,5% e 4,7%. A moeda chinesa, mesmo com toda a ofensiva diplomática e comercial da China, ocupa a quinta posição, representando algo entre 2,5% e 2,6% do total das reservas dos países. 

Os dólares ainda representam 58% das reservas cambiais. Isso está muito acima até mesmo da segunda moeda, o euro, que está em apenas 20 por cento. Todas as outras moedas estão muito atrás disso. O iene japonês representa cerca de 5,5% de todas as reservas, e a libra esterlina representa menos de 5%. O RMB está em quinto lugar com cerca de 2,7 por cento.

Além desses percentuais mostrando a presença dos dólares nas carteiras dos países, há ainda a relevância cultural, política, econômica e social que os Estados Unidos gozam no mundo inteiro. É por essas e outras (e são várias) que a moeda norte-americana vai reinar por muito anos como o dinheiro de reserva do mundo.


Yuan ou Renmimbi? qual é a moeda chinesa


Há muita confusão com o nome da moeda usada pelos chineses. Alguns aqui no Ocidente usan yuan, outros renmimbi. Em inglês, português e espanhol, muitas vezes vemos as duas formas sendo utilizadas. O correto, no entanto é usar Renmimbi para designar a moeda chinesa. Como no exemplo a seguir:

"O governo chinês vai desvalorizar o Renmimbi", ou "o Renmimbi vai ter uma nova família de cédulas".

Quando o texto ou a fala fizerem referência à quantidade de dinheiro, de valor, aí deve ser usado o Yuan. Como nas formas a seguir:

"Uma moto básica, de 160 cilindradas, custa perto de 20 mil yuans", ou "um professor de classes iniciais ganha uma média de 4.800 yuans por mês". 

Ou ainda, usando as duas formas na mesma frase, sendo que Renmimbi se refere ao dinheiro nacional e Yuan à quantidade de valor. Perceba:

"A substituição pela nova família de cédulas de Renmimbi pode chegar a um bilhão de Yuans". (Miguelito Medeiros, consultor de Marketing, Comunicação & Política)


Comentários