Presidente de Portugal faz golaço de marketing ao discursar na capital da Ucrânia em ucraniano

 

Após o histórico discurso, Marcelo tira selfies com populares



O presidente de Portugal deu um show de marketing político e institucional nesta semana que termina. Em Kiev, a capital da Ucrânia, Marcelo Rebelo de Souza fez um rápido e histórico discurso ao lado do presidente ucraniano, Vlodmir Zelensky. Rápido pois durou três minutos. Histórico pois foi feito em ucraniano.

O discurso do presidente português surpreendeu os ucranianos. O discurso rodou o mundo e, certamente foi uma das visitas de chefes de estado à Kiev mais noticiadas desde que a guerra começou em fevereiro de 2022.

Uma jogada de marketing e tanto. Marcelo é professor de direito, jornalista e comentarista político. Sempre soube marquetear suas ações. Durante a pandemia de covid, foi para a televisão estatal de Portugal dar aulas de reforço para as crianças que não podiam ir para a escola. 

Marcelo - como é mais conhecido - leu o discurso em ucraniano. Nas rápidas linhas lidas, o presidente português reafirmou o apoio de Portugal ao esforço de guerra da Ucrânia. Garantiu que vai continuar enviando munição, equipamentos militares e manutenção para blindados e aviões para que os ucranianos possam expulsar as invasoras tropas russas. 

Portugal adota o sistema parlamentarista de governo. Marcelo Rebelo de Sousa é presidente. Mas, quem manda de verdade no governo, na administração do país é Antonio Costa, o primeiro-ministro que chega ao poder após uma concertação de partidos representados no Parlamento. (Miguelito Medeiros, consultor de marketing, comunicação & política)

Comentários