Mauro Sparta recebe o reconhecimento de sua atuação como líder da saúde em Porto Alegre

Mauro Sparta na tribuna, após receber a homenagem (Foto: Ederson Nunes)

Mauro Sparta é um médico corajoso. Aceitou ser secretário municipal de Saúde da cidade de Porto Alegre em janeiro de 2021. Aceitou ser o chefe da pasta em meio à  pandemia de Covid-19 que assolou o mundo. 

Corajoso e competente. Com fala mansa e jeito conciliador, Mauro Sparta consegue navegar no mar revolto da pandemia, conduzindo a secretaria da Saúde em meio a tantos interesses, visões conflitantes de como tratar a doença do Corona vírus, dúvidas e uma infinidade de diferentes especialistas sobre a matéria. 

Foi corajoso ao apostar em algumas orientações que iam contra a corrente de alguns especialistas. O uso de máscara, o uso de remédios que não tinham a eficácia comprovada até então. Mas, tudo era dúvida. E era preciso tomar decisões. 

Ninguém sabia de nada.

A vacina veio em seguida, menos de dois meses após a posse como secretário. Com inteligência, orientação precisa, foco na resolução dos problemas e sempre o jeito conciliador na política, Mauro Sparta conseguiu fazer com que Porto Alegre apresentasse os melhores números da vacinação entre as capitais brasileiras. 

Os melhores índices de vacinação entre as capitais brasileiras. Mês após mês.

 A coragem e a competência foram reconhecidas agora no mês de abril pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre. A parlamentar Mônica Leal, sua colega de partido Progressista, fez a indicação aceita pela maioria dos integrantes da Câmara. 

Mauro Sparta recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre. Uma homenagem e tanto.


O secretário de Saúde, interagindo com adolescentes atendidos no IVS 


Mostra que a cidade cuja população ele ajudou a proteger durante a pandemia o considera um cidadão. 

Mauro Sparta nasceu em Santo Ângelo, formou-se médico em Pelotas e militou na medicina por muito tempo em Passo Fundo. Há vinte anos está em Porto Alegre. Foi vice-prefeito, deputado estadual, secretário estadual do Meio Ambiente, sempre atuando como médico na Capital e em diversos municípios da Região Metropolitana. 

É um político dos bons. Daqueles que são gestores. Que são líderes de verdade forjados na maior das crises sanitárias dos últimos cem anos no mundo. Além de um ótimo político, é um grande amigo. (Miguelito Medeiros)

Comentários