Sem dúvida, as questões envolvendo o uso de inteligência artificial, os chatbots de atendimento, as melhorias que a internet 5G podem trazer para cirurgias robóticas remotas são tendência neste mês de abril.
São notícias publicadas nas principais páginas de notícias especializadas em assuntos da Medicina nos últimos vinte dias. A utilização de sistemas de inteligência artificial para a sofisticação dos diagnósticos, incluindo a interpretação de exames por imagem, são estão entre os assuntos mais buscados nos sites dedicados à Medicina e à Pesquisa na Ciência Médica.
A realização de cirurgias robóticas remotas, com o médico cirurgião comandando os braços robóticos em outro lugar distante do bloco cirúrgico, também é assunto buscado nas redes sociais e sites que publicam questões de cirurgia robótica. A curiosidade maior fica em torno das possibilidades que a a rede 5G da internet oferece para a refinar as cirurgias realizadas com o apoio de robôs.
Um exemplo que já vem se tornando clássico é a situação de uma cirurgia robótica remota, onde o cirurgião pode estar em outro continente operando um paciente em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Em determinado momento, o sinal de internet cai, em uma etapa extremamente delicada da cirurgia. E como fica? Pelo aprendizado que a própria inteligência artificial vai ser capaz de ter, o sistema poderá continuar a cirurgia sem a intervenção humana do cirurgião remoto.
Assuntos como estes estão nas tendências das pautas sobre a Medicina neste mês de abril. (Miguelito Medeiros, Consultor de Marketing, Comunicação & Política)
Comentários
Postar um comentário