Marçal é gênio do marketing. Da política, ainda não

 


Pablo Marçal (metropoles.com)

O espantoso desempenho do empresário e influenciador digital Pablo Marçal nas eleições municipais de São Paulo chama atenção do Brasil. Um político sem nenhum espaço nos programas de rádio e televisão que conseguiu chegar ao segundo turno da maior cidade brasileira. Apenas com sua (amazônica) presença na internet. Além de sua enorme capacidade de se reinventar no mundo digital, criando novos perfis em diferentes redes sociais, Marçal tem presença física. Seus livros que ensinam a ser próspero e rico estão em todas as grandes livrarias e até em estandes de livros em postos de gasolina.

Os livros na sustentação do que é visto de Pablo Marçal na internet. Ele está por tudo. 

A capacidade de se reinventar no ambiente digital tem um componente especial em Pablo Marçal: ele sabe as manhas de fazer seus perfis alcançarem estonteantes números de seguidores em poucas horas. 

Marçal cria oportunidades de imagens inéditas todo o tempo. Andando na rua com apoiadores, andando de skate, comendo pastel...

Marçal é um gênio no marketing. Enriqueceu com isso.

Na política, ainda é um neófito. Aos poucos ele aprende os códigos da política, que não são ofertados em cursos de ciência política ou relações institucionais. Política é arte que vai sendo aprendida com erros e acertos. Marçal já está no seu quarto partido. Quatro filiações em apenas dois anos. Fato que complica a vida de quem quer ser político.

Está no PRTB, um partido nanico. Não tem tradição política nenhuma. E ainda, não fez questão de se aliar a nenhum político com longa carreira nos parlamentos ou nos executivos.

Ficou fora do segundo turno, corre o risco de ser alcançado pela justiça e serão poucos a defendê-lo. 

Na política, Marçal precisa aprender muito.

Por enquanto, ele enriquece com marketing digital. Esse é o seu negócio.  Queridos leitores, podem ter certeza de que a exposição que ele teve durante a campanha eleitoral vai torná-lo ainda mais rico. (Miguelito Medeiros, consultor de Marketing, Comunicação & Política) 

Comentários