Os trinta anos da internet como nós a conhecemos hoje




Tim Berners-Lee (foto: Fabrice Cofrinni/AFP)


Há trinta anos, começava a funcionar o formato world wide web, ou a internet como nós conhecemos hoje nos computadores, notebooks, tablets e telefones. A internet já existia há uns dez anos antes de 1989, quando o cientista inglês Tim Berners-Lee inventou o www. Mas, imaginem, era tudo muito difícil. Não existia esse ambiente colorido e cheio de estilo onde você está lendo este texto. As letras do computador eram de só um tipo. Geralmente, eram verdes num fundo muito escuro. 

Bom, mas o Tim Berners-Lee inventou o que hoje é o jeito de se comunicar que facilitou a vida da humanidade. A internet mudou o jeito dos seres humanos viverem a tal ponto que não há invenção do homem capaz de competir com ela no quesito velocidade de mudança. A bússola, a pólvora, a penicilina, o motor a vapor, a eletridicadade, o telégrafo, foram mudanças que mexeram com a humanidade em longos períodos de tempo. 

Com a internet, a mudança veio em menos de 15 anos. Empregos foram varridos do mapa. Outros muitos outros empregos foram criados. A disseminação da informação foi tamanha que muitas pessoas já falam em fim dos médicos, dos mecânicos, dos advogados e dos pilotos de avião. Além, é claro, dos bancários, contadores e outros mais ofícios que tendem a desaparecer com a sofisticação ainda maior da internet. 

É bom aqui fazer uma ressalva. Muita gente que hoje usa a internet no telefone não passou pelo formato www. Pulou direto para os aplicativos, como Uber, iFood, Tinder, Facebook e outros tantos. Esses aplicativos já são a terceira geração da internet, que saiu do ftp, passou pelo www e agora está no m, de mobile.

Outra coisa que a internet derrubou foi a mentira. Sim. A humanidade passou anos convivendo com a mentira institucionalizada. O que dava nos jornais, o rádio disseminava e todo mundo repercutia. Até que alguém, depois do estrago feito, dava um jeito de trazer a verdade à tona.
Hoje, com a velocidade da internet e as redes sociais, ficou muito mais fácil checar as informações que são divulgadas. A internet pode eleger presidente, mas também pode derrubar os mandatários. 



Vintage

Hoje a internet vem até nós por conexões extremamente rápidas e seguras. Até uns vinte anos, a internet era provida através da linha telefônica (que não era fibra ótica). E o acesso era discado, como nos telefones antigos. Para entrar na internet uma vez por dia (era muito mais caro que hoje!), era preciso fazer uma chamada e uma conexão à rede. O que dava um barulhão danado. Para quem deseja saber como era o "barulho" de entrar na internet, entra no link abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=xbZgSDT8J7I

Comentários