Duas lideranças políticas da nova geração. Rogério Ceratti e Rodrigo Massulo


A política precisa de renovação. Sempre. É preciso incentivar novas lideranças com novas visões de mundo e vontade de apresentar novas soluções para problemas antigos. Acreditar na renovação não quer dizer que todos os gestores e legisladores precisam ser trocados. Não. É preciso levar em conta a experiência, a vivência e a capacidade de ouvir, dialogar e manter o debate sempre. Mesmo assim, iniciativas de movimentos como RenovaBR, Brasil 200, MBL, entre outros, trazem novas luzes para o debate político brasileiro. Nesta semana, em uma entrevista ao canal de TV RDC, de Porto Alegre, dois novos líderes foram apresentados ao Rio Grande do Sul. Um é Rogério Ceratti, de Canoas, Assessor de Governo ligado ao Gabinete da Vice-Prefeita da cidade, Gisele Uequed. O outro, Rodrigo Massulo, é vereador de primeiro mandato e presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio da Patrulha - uma das quatro mais antigas do território gaúcho. Ambos, jovens, estão fazendo a diferença nas estruturas de governo e gestão onde estão inseridos. 

Ainda um pouco nervosos com a presença das câmeras de tv, dois jovens políticos gaúchos mostram em uma entrevista na RDC que estão fazendo a diferença nos governos em que atuam. 

Um é Rogério Ceratti, Assessor de Governo ligado ao Gabinete da Vice-prefeita de Canoas, Gisele Uequed. Envolvido com projetos inovadores da prefeitura, Ceratti está convencido de que a renovação é importante, desde que venha com qualificação e muito debate das pessoas que almejam um dia estarem na gestão pública. Na prefeitura de Canoas, Ceratti, com formação em Direito, vem ajudando de forma muito importante na consolidação de uma nova educação para os jovens canoenses. 

Está envolvido, entre vários projetos, na introdução do programa Google For Education em Canoas. O programa, da gigante de internet, ajuda crianças e adolescentes a entrar em contato com novas ferramentas de ensino baseadas na rede mundial de computadores. O incentivo à produção, ao desenvolvimento, ao pensamento crítico e à criatividade estão entre os fundamentos do programa. 

Ceratti também é presença constante nos debates para a diminuição dos índices de violência contra crianças e adolescentes no âmbito das escolas da rede pública de Canoas. Além de um programa que visa a a empregabilidade de mulheres que sofrem violência doméstica.


Rogério Ceratti

Rodrigo Massulo

A outra liderança é Rodrigo Massulo, de Santo Antônio da Patrulha. Aos 29 anos, é vereador de primeiro mandato e já é presidente da Câmara de Vereadores da cidade. A casa legislativa patrulhense tem mais de 200 anos de instalação. 

Desde cedo, Massulo participa de várias iniciativas de cunho social em Santo Antônio da Patrulha. A partir de clubes de serviço, mostrou que tem liderança e disposição para ajudar. Além de buscar sempre a qualificação. Jornalista, administrador e agora estudante de Direito, Massulo é fluente em inglês e um curioso por natureza.

Adredita em uma sociedade orientada para a liberdade e baseada no trabalho. Claro, sempre conectado com as inovações que estão aparecendo a cada momento no mundo e que impactam a vida de todos, em todas as áreas. 

São dois políticos jovens, importantes em suas comunidades e que representam a renovação na política. 



Sundar Pichai (Foto: Alex Wong/Getty Images/AFP)
Por ter mencionado o Google for Education, importante mostrar aqui a cara do novo presidente da Alphabet, a empresa dona do Google. Sundar Pichai, indiano de 47 anos, é cara que está liderando a gigante da internet, após a saída dos fundadores da empresa, Larry Page e Sergey Brin. 

O indiano Pichai é engenheiro formado pelo Indian Institute of Technology. Está no Google desde 2004. Tem MBA na Wharton School, além de fazer seu mestrado na Universidade de Stanford, ambas nos Estados Unidos. 
Ceratti também é presença constante nos debates para a diminuição dos índices de violência contra crianças e adolescentes no âmbito das escolas da rede pública de Canoas. 

Comentários